Fluxograma - resumidamente
Olá, gente doida,
Alguns de vocês, assim como eu, provavelmente já encontraram alguma dificuldade em descrever, ou visualizar, uma sequência de passos necessários para resolver algum problema. No clima da frase "tá difícil ou quer que desenhe?", hoje trago uma ferramenta que pode ser utilizada para facilitar a descrever e desenvolver seus algoritmos: o fluxograma.
O fluxograma é composto por um conjunto de símbolos diferentes, que possibilitam descrever determinados processos, podendo um fluxograma representar desde algoritmos de programas até de negócios. Em outras palavras, o fluxograma permite descrever processos que estão presentes nas etapas do Ciclo de Processamento de Dados.
Num algoritmo escrito na forma de fluxograma, o fluxo/sequência de passos é representado por SETAS, enquanto os passos em si podem ser descritos por símbolos que caracterizam TERMINAL, ENTRADA, PROCESSAMENTO, DECISÃO e SAÍDA, cada um recebendo seu devido tipo de instrução.
As SETAS descrevem a transição entre as tarefas, indicando qual passo é o próximo, representando o fluxo de tarefas desde o INÍCIO até o FIM do algoritmo, que dependendo da presença de estruturas de tomadas de decisão, podem ser direcionadas para diferentes trechos do algoritmo.
O símbolo de TERMINAL é utilizado para representar o INÍCIO ou o FIM de um algoritmo, e têm a importância de guiar quem lê o algoritmo, indicando onde este começa e onde termina. A figura do TERMINAL pode ser representada por uma elipse, contendo dentro sua descrição.
O símbolo de ENTRADA, como o nome propõe, é utilizada para representar a entrada de dados, seja valores informados pelo teclado ou leitura de arquivos. A figura da ENTRADA é um retângulo do tipo paralelogramo, contendo dentro dele algum tipo de descrição da variável que irá receber o valor.
O símbolo de PROCESSAMENTO descreve as etapas de cálculos e operações sobre os valores dos dados para se obter os resultados, se necessário, criando novas variáveis e atribuindo-as valores. A figura de PROCESSAMENTO é um retângulo, contendo dentro dele sua instrução, ou operação com a variável que receberá o resultado, após o sinal de atribuição ( =, lê-se "recebe"), seguido da operação que deseja-se o resultado.
O símbolo de DECISÃO, também chamado de "SE", representa no fluxograma uma estrutura destinada a tomada de decisão, onde dependendo do resultado do teste que é feito na estrutura, o fluxo do algoritmo é alternado para determinado ponto. A figura de DECISÃO é um losango, contendo dentro a descrição de um teste, normalmente uma pergunta, composta por um ou mais conjuntos de preposições de variáveis, que podem ser associadas por operadores relacionais (ou lógicos, dependendo do tipo de dado), como "altura > 1.50?", possuindo dois possíveis fluxos de saída, SIM (Verdadeiro) e NÃO (Falso), de acordo com a resposta do teste.
O símbolo de SAÍDA é utilizado para representar o passo de exibir algo na tela, como informações, resultados, variáveis ou mensagens para o usuário. O símbolo de SAÍDA é um retângulo com a base curvada, parecendo o sinal de til (~) invertido, contendo dentro a mensagem ou variável que será exibida.
Utilizando do fluxograma como ferramenta, algoritmos podem ser descritos de diferentes formas, como apresentado abaixo.
Quando a situação estiver difícil: desenhe!
Foi utilizado:
-http://dia-installer.de/
-http://www.devmedia.com.br/fluxogramas-diagrama-de-blocos-e-de-chapin-no-desenvolvimento-de-algoritmos/28550
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma
Até breve!
Alguns de vocês, assim como eu, provavelmente já encontraram alguma dificuldade em descrever, ou visualizar, uma sequência de passos necessários para resolver algum problema. No clima da frase "tá difícil ou quer que desenhe?", hoje trago uma ferramenta que pode ser utilizada para facilitar a descrever e desenvolver seus algoritmos: o fluxograma.
O fluxograma é composto por um conjunto de símbolos diferentes, que possibilitam descrever determinados processos, podendo um fluxograma representar desde algoritmos de programas até de negócios. Em outras palavras, o fluxograma permite descrever processos que estão presentes nas etapas do Ciclo de Processamento de Dados.
Num algoritmo escrito na forma de fluxograma, o fluxo/sequência de passos é representado por SETAS, enquanto os passos em si podem ser descritos por símbolos que caracterizam TERMINAL, ENTRADA, PROCESSAMENTO, DECISÃO e SAÍDA, cada um recebendo seu devido tipo de instrução.
As SETAS descrevem a transição entre as tarefas, indicando qual passo é o próximo, representando o fluxo de tarefas desde o INÍCIO até o FIM do algoritmo, que dependendo da presença de estruturas de tomadas de decisão, podem ser direcionadas para diferentes trechos do algoritmo.
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Figura 1: Fluxograma - seta. Fonte: Autoria própria. |
O símbolo de TERMINAL é utilizado para representar o INÍCIO ou o FIM de um algoritmo, e têm a importância de guiar quem lê o algoritmo, indicando onde este começa e onde termina. A figura do TERMINAL pode ser representada por uma elipse, contendo dentro sua descrição.
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Figura 2: Fluxograma - terminal. Fonte: Autoria própria. |
O símbolo de ENTRADA, como o nome propõe, é utilizada para representar a entrada de dados, seja valores informados pelo teclado ou leitura de arquivos. A figura da ENTRADA é um retângulo do tipo paralelogramo, contendo dentro dele algum tipo de descrição da variável que irá receber o valor.
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Figura 3: Fluxograma - entrada. Fonte: Autoria própria. |
O símbolo de PROCESSAMENTO descreve as etapas de cálculos e operações sobre os valores dos dados para se obter os resultados, se necessário, criando novas variáveis e atribuindo-as valores. A figura de PROCESSAMENTO é um retângulo, contendo dentro dele sua instrução, ou operação com a variável que receberá o resultado, após o sinal de atribuição ( =, lê-se "recebe"), seguido da operação que deseja-se o resultado.
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Figura 4: Fluxograma - saída. Fonte: Autoria própria. |
O símbolo de DECISÃO, também chamado de "SE", representa no fluxograma uma estrutura destinada a tomada de decisão, onde dependendo do resultado do teste que é feito na estrutura, o fluxo do algoritmo é alternado para determinado ponto. A figura de DECISÃO é um losango, contendo dentro a descrição de um teste, normalmente uma pergunta, composta por um ou mais conjuntos de preposições de variáveis, que podem ser associadas por operadores relacionais (ou lógicos, dependendo do tipo de dado), como "altura > 1.50?", possuindo dois possíveis fluxos de saída, SIM (Verdadeiro) e NÃO (Falso), de acordo com a resposta do teste.
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Figura 5: Fluxograma - decisão. Fonte: Autoria própria. |
O símbolo de SAÍDA é utilizado para representar o passo de exibir algo na tela, como informações, resultados, variáveis ou mensagens para o usuário. O símbolo de SAÍDA é um retângulo com a base curvada, parecendo o sinal de til (~) invertido, contendo dentro a mensagem ou variável que será exibida.
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Figura 6: Fluxograma - saída. Fonte: Autoria própria. |
Utilizando do fluxograma como ferramenta, algoritmos podem ser descritos de diferentes formas, como apresentado abaixo.
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Figura 7: Fluxograma - somar dois números inteiros e mostrar o resultado. Fonte: Autoria própria. |
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Figura 8: Fluxograma - Informar se o usuário é maior ou menor de idade. Fonte: Autoria própria. |
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Figura 9: Fluxograma - como conseguir um emprego. Fonte: Autoria própria. |
Quando a situação estiver difícil: desenhe!
Foi utilizado:
-http://dia-installer.de/
-http://www.devmedia.com.br/fluxogramas-diagrama-de-blocos-e-de-chapin-no-desenvolvimento-de-algoritmos/28550
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Fluxograma
Até breve!
Muito bom..
ResponderExcluirMuito obrigado!
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